O presidente eleito da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), afirmou neste domingo (19.nov.2023) que o seu governo terá compromisso com a democracia, o livre comércio e a paz. As declarações foram dadas durante seu discurso de vitória, em Buenos Aires.
“Vamos trabalhar, junto com todas as nações do mundo, para construir um mundo melhor. Hoje é uma noite histórica porque termina uma forma de fazer política e começa outra”, disse.
Antes de sua fala, Milei foi anunciado por sua irmã, Karine Milei. Ele subiu no palco ao som da música “Vamos por la Gloria”, da banda argentina La Beriso.
O presidente eleito dedicou parte de seu discurso para agradecer o apoio da ex-candidata Patricia Bullrich e do ex-presidente argentino Mauricio Macri, afirmando que os políticos defenderam “a mudança que a Argentina precisa”.
Milei iniciou suas declarações dizendo que este domingo (19.nov) marca o início da “reconstrução” do país. Afirmou ainda que o “modelo empobrecedor do Estado” argentino chegou ao fim e defendeu a tomada de medidas imediatas para resolver a crise econômica do país.