O Ministério dos Transportes criou, nesta sexta-feira (18) um grupo de trabalho para discutir a situação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, e por consequência às outras regiões do País. Essa medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 8 de agosto durante entrevista a radialistas da região Norte.
“Ao invés da gente colocar de forma precipitada ou dizer que não vai colocar de forma precipitada, nós decidimos construir um grupo especial para dar a palavra definitiva para dizer se pode ou não fazer a BR-319, quais os problemas que vamos criar de verdade e o que pode evitar. Na minha opinião pessoal acho que a gente pode fazer a BR-319. Você pode montar uma base de fiscalização, você pode botar até colocar Forças Armadas pra tomar conta dessa parte da estrada para evitar que haja invasão transtorno a de ocupação, madeireiros, garimpeiros”, disse Lula na ocasião.
A portaria de criação do GT foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. A intenção do Ministério dos Transportes, é propor o diálogo, a colaboração e a coordenação, de maneira participativa, para importantes discussões sobre a rodovia, segundo texto em seu site.