O governador Helder Barbalho falou sobre as alegações de que a fumaça que tomou conta de Manaus nos últimos dias teria sido provocada por queimadas registrada no Pará. Ele foi questionado sobre o assunto durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (14).
A jornalista Manu Delgado, da Plataforma Samaúma, citou um post nas redes sociais da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em que ela afirma que a fumaça na capital amazonense vem, principalmente, de incêndios no território paraense, que ocorrem em unidades privadas, em assentamentos e unidades de conservação.
"Com relação ao que está acontecendo em Manaus, não sei qual é o dado técnico. Eu não trato sobre suposição, não faço afirmação e nem opino sem ter dados técnicos e científico", disse Helder.
Ele afirma que os dados técnicos e científicos que possui demonstram que o fenômeno El Niño alavancou a temperatura "ao patamar nunca antes visto", gerando uma seca extrema que secou o leito dos rios da região e fez com que a vegetação estivesse extramente seca. "O que impulsionou o nível de focos de queimada, como também a exposição, pelo leito do rio ter baixado, de areia, o que acabou gerando uma cortina de areia e de fumaça que tomou conta do estado do Amazonas", declarou o governador do Pará.
Helder Barbalho fala sobre alegações de que Pará é responsável pela fumaça em Manaus
Governador foi questionado sobre o assunto durante sua participação no programa Roda Viva
Compartilhe no WhatsApp
Por -
16 novembro 2023
0
Tags: